Centro de Referencia da mulher – Rondonia

Centro de Referencia da Mulher em Porto Velho – Ro

A questão feminina tem sido tema de vários questionamentos em todos os setores da sociedade. Muitas são as mulheres que se ocupam deste tema, que sempre aponta para a diferença que a sociedade patriarcal impõe, e que desfavorece em vários aspectos da vida.

A questão mulher não pode ser analisada s e m s e l e v a r e m c o n t a a
complementaridade com a questão masculina na sociedade. O homem e a mulher precisam repensar sua condição na sociedade, no casamento e na família, para que a reformulação do papel e da imagem de ambos possa se dar.

Assim, temos que repensar a questão da mulher e a questão do homem.

Proposta

O objetivo do Projeto do Centro de Referência da Mulher é o empoderamento de mulheres oportunizando a construção e
resgate da cultura local, em fases, nuanças e etnias que formaram o DNA das populações de Rondônia.

O projeto das edificações tem como característica principal a construção de edificações com materiais simples em alvenaria de tijolo comum, com telhas de barros e com o telhado utilizando tanto para o forro bem como para a sua estrutura o Bambu.


A opção por uma construção térrea visou a questão de acessibilidade de seus usuários, bem como a simplificação na execução da obra e sua redução nos custos.


Tendo levantado as necessidades apresentadas pela FEROM, para este edifício, procuramos respeitar as construções existentes, bem como setorizamos as construções criando blocos no sentido de facilitar os
acessos de seus usuários bem como as atividades variadas que se desenvolverão nos ambientes.


Procuramos em todas as construções trabalhar com materiais de baixo impacto na natureza, tendo como objetivo o respeito ao meio ambiente.


O tijolo comum, a telha de barro e o Bambu foram os principais materiais utilizados neste projeto, além dos quesitos de produção de energias alternativas.