Cinema 360 graus / Biritiba Mirim

Cinema 360 graus em Biritiba Mirim

Biritiba Mirim

Já pertenceu a Mogi das Cruzes. E o Rio Tiete já foi o ponto de passagem de bandeirantes cortando seu território, é considerado o “Berço do Tietê”, afinal ele nasce em Salesópolis, cidade vizinha.


A cidade se caracterizou como a passagens de tropeiros que iam em busca de feiras de gado, e vinham antes a zona rural para adquirir produtos alimentícios e de higiene.

Segundo a tradição estes viajantes tinham o habito de fincarem cruzes na terra ao longo dos caminhos por onde passavam para a finalidade de orientar os próximos viajantes e demarcar espaços por onde havia passado.


Foi daí que surgiu a estrada de Santa Catarina, que margeia o rio Tietê, sendo este o primeiro povoado da região. Foi no local repleto de cruzes que se construiu, a primeira capela de Biritiba Mirim, a de São Benedito, e se tornou centro de devoção, mais tarde veio a ser a Igreja Matriz de Biritiba.


Diz a tradição que uma menina de 10 anos, de nome Firmina é quem motivou a construção da capela. Acreditava-se que ela era capaz de com sua fé, fazer profecias, multiplicar alimentos e curar pessoas.


A fonte básica de renda da região é a agricultura na qual foi iniciada por imigrantes japoneses.


O governador Adhemar de Barros de um grande passo para o desenvolvimento, inaugurando a Estação de Tratamento de Água da Sabesp, que abastece parte da Grande São Paulo.


Acompanhando o Rio Tietê encontra-se distante 70 quilômetros da Capital, ocupando 414 quilômetros quadrados, dos quais 8.500 hectares são de Mata Atlântica, Localizada a 780 metros de altitude, o município conta com um clima tropical temperado e uma temperatura média anual de 15º C.


Fundado em 1873 a partir da construção da Capela de São Benedito, Biritiba Mirim possui uma das mais belas paisagens da região. Além do rio Tietê, diversos são os córregos existentes, tais como Ribeirão Biritiba, Ribeirão Lindeiro, Rio Itapanhaú e Ribeirão do Campo onde localiza-se a barragem da SABESP, que fornece água para a região metropolitana de São Paulo.

Cinema 360 graus – Fulldome

Fulldome refere-se a ambientes imersivos de projeção de vídeo baseados em cúpula. A cúpula, horizontal ou inclinada, é preenchida com animações de computador em tempo real (interativa) ou pré-renderizadas (lineares), imagensde captura ao vivo ou ambientes compostos.

Embora a tecnologia atual tenha surgido no início da década de 1990, ambientes fulldome evoluíram de inúmeras influências, incluindo arte imersiva e contação de histórias, com raízes tecnológicas na arquitetura de domed, planetários, ambientesde filmes multiprovadores, simulação de voo e realidade virtual.

Fulldome em Biritiba

Pegamos uma área degradada que é a antiga Rodoviária e trouxemos a proposta de implantar um fulldome com atividades culturais e educativas.

Para o cidadão que tem medo da tecnologia, colocamos um telão de cinema convencional externo, onde é possível atrair os cidadadãos por meio de atividades de cinema com várias temáticas.

A ideia vai de encontro para aumentar o turismo na cidade, uma vez que em toda a região não temos nenhum cinema 360 graus.

Na época (2016) conseguimos recursos pela Ancine ( 6 milhões) e o restante seria pela Lei Rounet (4 milhões). Mas infelizmente a nossa apresentação com os gestores da cidade, ocorreu de maneira limitada, não sendo de conhecimento dos cidadãos de Biritiba.

A proposta continua aberta.